sábado, 27 de dezembro de 2014

REGRAS E TEMAS DO DESAFIO 2015




Por Michelle Be Ge em Segunda, 22 de dezembro de 2014 às 07:06

- O que é?
 É uma gincana inspirada no Desafio Literário (http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/) que pretende estimular a leitura e a interação entre os participantes. A ideia é que possamos usar os livros que já temos em casa, nada de sair comprando mais coisa. Ah, mas eu não tenho todos... Sem problema. Peça a um amigo, empreste da biblioteca, troque, leia em e-book, veja se outro participante tem. Compras, só em último caso.

Objetivo
Ler e resenhar pelo menos 1 livro de cada tema durante o ano de 2015, ou seja, no mínimo 12 livros, 1 de cada tema.

Preciso mesmo fazer a resenha?
Sim, precisa. Não há necessidade de análise profunda ou detalhada. Basta que os participantes escrevam algo sobre cada livro lido, de que trata a história, do que gostaram (ou não gostaram), etc. Além disso, é por meio das resenhas que ficamos conhecendo outros livros interessantes e os textos estimulam as discussões e a interação. Ah... pode ser resenha em vídeo também!

Preciso ter blog para participar?
Não. As resenhas podem ser publicadas no próprio Facebook ou no Skoob mesmo. É só copiar e postar o link no álbum do respectivo mês do desafio. O mesmo vale para quem fizer vídeo: é só colar o link do vídeo no respectivo álbum.

Qual o prazo para postar as resenhas?
Preferivelmente até o fim do respectivo mês. Por exemplo, resenhas de abril deverão ser postadas até o último dia de tal mês. Claro que vocês podem postar um pouco depois, afinal imprevistos acontecem, mas procurem postar no prazo certo. Quem posta no prazo participa de sorteios!

Posso ler mais de 1 livro do mesmo tema? Posso resenhar livros lidos em outros anos?
Pode ler mais 1 livro para cada tema, mas a leitura deve ser feita em 2015 e não pode ser releitura. Obviamente, não temos como confirmar se os participantes leram os livros de fato em 2015 ou se já haviam lido anteriormente, mas contamos com a honestidade de todos. O objetivo da brincadeira é que cada um desafie a si mesmo, leia temas que não está acostumado, escreva sobre o que leu, ou seja, a ideia é superar seus próprios limites, não competir com os outros.

Perdi 1 mês (ou mais) do desafio. Posso participar mesmo assim? Posso participar só de alguns meses?
Pode. Lógico que você não completará 12 meses de desafio, mas ainda assim pode ler os outros temas, escrever e interagir. O que vale é ler e se divertir, gente!

IMPORTANTE
Detalhes de Organização e Novidades:
- Este ano vai ser um pouco diferente da edição passada. Desta vez, o desafio acontecerá exclusivamente neste grupo do Facebook.

As resenhas devem ser postadas dentro dos álbuns dos respectivos meses, que serão abertos no comecinho de cada mês. Postar dentro dos álbuns facilita a organização e a contagem das resenhas para fins de estatísticas e sorteio.  Resenhas postadas fora dos álbuns não serão contabilizadas, OK? Não se preocupem, pois tudo o que é postado nos álbuns aparece no mural, então conseguiremos ver as resenhas e comentar nelas diretamente do mural. Para acessar os álbuns, vá até as abas que ficam logo abaixo do banner do grupo: ‘Photos’ > ‘Albums’

Postagens não relacionadas ao desafio ou que visem apenas a propagandas e autopromoção serão excluídas, assim como o autor da postagem. Claro que vocês podem postar links de resenhas, mesmo que não tenham sido feitas para o desafio, indicar livros e eventos literários interessantes, divulgar promoções, mas usem o bom-senso e postem nos devidos tópicos, para o mural não ficar todo poluído. O que não dá pra aguentar é gente que entra no grupo só para fazer publicidade de livro/blog/vlog e nunca participa nem interage com as outras pessoas.

Temas:
- Janeiro: Novinho em folha (o último livro que você comprou/ganhou/baixou/pegou emprestado)
- Fevereiro: Fantasia
- Março: Escritoras com ‘A’ maiúsculo (um livro escrito por mulher)
- Abril: Pega na mentira! (uma história que envolva mentira, falsidade, enganação)
- Maio: Língua-mãe (livros escritos originalmente em português)
- Junho: Casais (namorados, casados, separados, viúvos, etc)
- Julho: Inverno (histórias que se passem em um lugar frio, capas que remetam ao inverno)
- Agosto: Folclore e Mitologia
- Setembro: Livros banidos 
(tem uma lista aqui para ajudar:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_livros_censurados)

- Outubro: Terror
- Novembro: Finados (personagens que têm que lidar com a morte – já ocorrida ou iminente)
- Dezembro: Ganhadores de prêmios (livros/autores vencedores do Jabuti, Nobel, Pulitzer, etc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário