segunda-feira, 2 de novembro de 2015

LEITURAS AO LUAR

Me interessei por este livro ao ler a resenha da Cris no blog Roda dos Livros,  pensei deparar-me com um livro no estilo de O clube do Livro do Fim da Vida,  mas não foi assim para mim. 

A autora, Brenda Walker não é uma leitora comum, é uma acadêmica, e os comentários acerca dos livros que lê pareceram-me mais com pequenos  ensaios, e devo confessar não instigaram-me a querer ler nenhum livro ali citado.

Logo no começo ao buscar um livro para levar consigo ao hospital  a autora nos diz: "Mas eu gosto de ler livros que apontem para uma crença mais forte, que nos mostrem a forma como outras pessoas lidaram com o problema do sentido da vida." Esperava encontrar leituras mais amenas e quiçá otimistas, mas creio que todos os livros lidos ou citados aqui falam de dor e sofrimento, não sei em que momento estes livros apontam para uma crença mais forte, o que sei é que a mim parecem leituras que levam mais ao desespero, pessimismo ou desalento. Não entendi muito bem as escolhas feitas para um momento por si só já repleto de dor, angústia, desespero e medo. 

"Quando digo para mim mesma que os livros podem salvar uma vida não quero dizer que eles possam adiar a morte. Esse é o trabalho da medicina." Concordo, mas creio que podem dar conforto e esperança, diversão, riso e alegria, não é o caso aqui. Jamais entenderei aqueles que escolhem livros tão densos ou tensos em momentos como estes. Mas, quem sou eu para questionar algo desta ordem?

Segundo a Wikipedia a autora ganhou dois ou mais prêmios, mas escolhi o livro para tema de novembro, porque quem luta contra o câncer estar a lutar para não morrer. 


Título: Leituras ao luar
Autor: Brenda Walker
Pág. 326
Editora: Estrela Polar
Tema: Morte e morrer
Data: Finados
Leitura: 27/05 a 01/06/2015
Sinopse: Brenda Walker, escritora e professora de literatura, fala das cinco fases do seu tratamento a um cancro da mama e dos diversos autores que a ajudaram a atravessar o complicado processo de recuperação. Ao mesmo tempo que nos oferece magníficas introduções e perspectivas do trabalho de escritores como Dante, Tolstoi, Nabokov, Beckett e Dickens, Brenda mostra como o próprio processo da leitura - a entrega e depois o regresso a si - é uma metáfora do processo de cura. Lendo ao Luar guia-nos, dá-nos confiança, ilumina os lugares escuros, mostra a beleza das histórias que encontramos nos momentos de perigo e demonstra que a leitura pode ser fundamental à própria vida.

7 comentários:

  1. Amei o post e a indicação. Não conhecia e vou procurar.
    Adoro este tema!
    Bjks mil
    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Clauo! Cada um tem uma experiência de leitura única e para você pode ser um tema instigante.

      Excluir
  2. Esse eu não conhecia. A julgar só pelo título, nunca pensaria em algo pesado. Interessante as escolhas das pessoas, né?

    Mudando de assunto, vi que você está lendo vários livros com temas natalinos. Vai rolar um especial? Diz que sim!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estava pensando em fazer isto, mas prometo pensar em algo para aqueles livros que mais gostar. Prometo!

      Excluir
    2. Mi, a partir do dia primeiro pretendo reler Mistério de Natal de Gaarder, a ideia é um capítulo por dia até o dia 24, espero que funcione. E se quiser juntar-se a mim, ficarei bem feliz. Creio que o livro é facilmente encontrável em bibliotecas.

      Excluir
    3. Até cogitei ler esse do Gaarder, mas não sei se vai dar tempo. Por enquanto, minha ideia é ler contos natalinos para fazer um especial. Mas se sobrar um tempinho, coloco esse na lista também ;)

      Excluir
    4. O do Gaarder não tem atrapalhado minhas outras leituras, um capítulo por dia tá dando pra ir tranquilo. Os capítulos são curtinhos umas duas ou três folhas...

      Excluir