quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O GATO ZEN


Depois de tentar ler Os vestígios do dia, de Kazuo Ishiguro e ser vencida pelo cheiro de mofo e guardado que tinha no livro, lembrei deste aqui: O Gato Zen foi um presente de Natal de Fê, uma das minhas primeiras amigas no Skoob e que já vinha d'O livreiro. Depois de tantos anos de troca de ideias sobre livros e leituras ela é uma das pessoas que mais acerta em meu gosto literário, e tem sempre me apresentado coisas muito boas.  

O gato zen, de Kuong Kuen Shan, reúne provérbios, máximas e poemas, todos retirados da antiga sabedoria chinesa e acompanhados de lindas ilustrações. Há uma apresentação  onde a autora conta como veio a gostar de gatos (ela diz que sofria de gatofobia) e sobre o livro em si. Conta que o marido lê  livros ingleses, enquanto ela lê a coleção de livros chineses, antigos e novos,  dentre os quais cita os ensinamentos de Confúcio, Zen, A arte da guerra e literatura chinesa contemporânea. Não dá para falar muito sem entregar toda a obra. 

Mas posso dizer que é um livro de uma beleza singular, seja em seu texto, seja em seus ricos e maravilhosos desenhos. Merece estar entre os livros de cabeceira. 

  
Grifos:
Não ameaço os fracos, mas temo os poderosos. 
Não se abale por dentro ao perderNão ostente por fora ao vencer.
O sábio raramente falha porque antecipa os problemas.


Título:  O gato Zen
Autor:  Kwong Kuen Shan
Editora:  Record
Pág: 86
Leitura: 23 a 25/01/2016
Tema: Autores asiáticos
Sinopse:  Este livro combina quarenta delicadas e elegantes ilustrações originais com uma seleção de fragmentos da sabedoria chinesa, indo de provérbios antigos às máximas de Confúcio. As pinturas, reproduzidas em cor, são da artista Kwong Kuen Shan, chinesa residente na Grã-Bretanha. Para O Gato Zen, as palavras dos mestres chineses foram cuidadosamente escolhidas pela autora para complementar suas primorosas aquarelas de gatos. O resultado é um livro raro e inspirador, que encantará amantes de gatos de todos os tipos.



5 comentários:

  1. Não gosto muito de provérbios e semelhantes, mas é só colocar uns gatinhos fofos que eu fico com vontade de ler. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, eu não sou uma leitora assídua de provérbios, mas não me furto a leitura. Achei muito interessante a maneira como as ilustrações casam bem com os escritos, e elas são lindas.

      Excluir
    2. Esqueci de dizer, minha tem quatro gatos, um casal e dois filhos. Mas, não sou uma apaixonada por eles. Brinco e tudo mais, mas só.

      Excluir
  2. Dei uma olhada nesse livro outro dia e parece ser puro amor. Tomara que você consiga ler o do Ishiguro em outra oportunidade. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou caminhando lentamente com o Ishiguro, Mi. Livro fantástico, quem resiste?

      Excluir