domingo, 3 de abril de 2016

50 PEQUENAS COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SALVAR A TERRA



Não sei exatamente o que me fez retirar este livro da prateleira para uma releitura. É um livro antigo, "muuito" antigo.  E sendo assim muito do que li está completamente desatualizado, mas é estarrecedor verificar quanta coisa piorou desde que o livro foi publicado e outras tantas em que nada mudou.  Gostaria muito de ler uma edição revista e ampliada, creio que é um texto para ser relido e estudado periodicamente, e talvez uma vez por ano seja pouco a julgar pelo tanto de m... que continuamos a fazer todos os dias. Preferimos dar uma de avestruz, enfiamos a cara na areia e colocamos o bumbum para cima e então está tudo certo. :-( 

A edição original que é de 1989  já  falava  em reduzir a quantidade de descartáveis , em economizar água, em plantar mais árvores, desmatar menos, usar produtos orgânicos,  acabar com as queimadas, andar mais e dirigir menos... e o que temos feito?  (*)

Me pergunto porque ecologia e meio ambiente não nos toca ou impacta, porque cuidamos tão mal de quem nos acolhe. Mas acho que sei: poder e ganância. São as palavras chaves que movem o mundo.

E instigada por esta releitura já emprestei da biblioteca Mundo sustentável, de André Trigueiro. E devo dizer que esta leitura que me acompanhou estes dias foi das mais prazenteiras.  

Talvez os livros do Zygmunt Bauman também sejam bem vindos para pensar o contemporâneo. Vamos ver como seguimos a partir daqui. E você já pensou sobre o assunto? Tem dicas? 

Grifos (eles falam mais do que qualquer comentário)

À medida que ozônio vai sendo destruído nas camadas mais altas da atmosfera, a superfície da Terra começa a receber maior quantidade de radiação ultravioleta,  que é causa do surgimento de cânceres de pele e catarata (doença dos olhos), além de reduzir a resistência à infecções.  
A gasolina que usamos no Brasil contém chumbo, o que representa um terrível risco para o meio ambiente.  
Quando for ao supermercado,  leve uma sacola de pano ou uma outra resistente ou ainda o carrinho de feira. (E quase trinta anos desde que o livro foi publicado muito pouco, ou quase nada, mudou.)   
Jasmins. Glicinias e narcisos adaptam-se bem aos solos mais secos.   
A maior fonte de energia radiativa absorvida pelo homem provém dos raios X. Quando for tirar alguma radiografia , proteja o resto de seu corpo com um avental à base de chumbo. (Quantos de nós já pensou sobre isso?)  
O homem encontra-se no fim da cadeia alimentar e a poluição tende a matar primeiro os predadores finais.  
Árvores afetam a temperatura local - novamente  árvores urbanas mais do que árvores rurais -, pelo fato de oferecerem sombra e resfriarem certas áreas pela evaporação de água.  A existência de pequenos bosques urbanos pode significar, portanto uma redução de até 12º na temperatura ambiente, o que implica em menos dispêndio de energia, por exemplo, com aparelhos de ar condicionado. 

Para saber mais:
The EarthWorks Group
Greenpeace
SOS Mata Atlântica
Ecologia Urbana
Ekos Brasil




Título:  50 Pequenas coisas que você pode fazer para salvar a terra. 
Autor:  The EarthWorks Group
Editora: Best Seller 
Pág: 100
Leitura: 20/03 a 02/04/2016 
Sinopse:  Fraldas descartáveis, pilhas, embalagens de isopor, a pintura nova de sua casa... Nosso estilo de vida gera lixo e destrói a natureza, o que mais cedo ou mais tarde, acaba afetando o homem. Apesar de nossa tendência ao consumo e ao desperdício, pequenas mudanças no dia a dia poem ajudar a preservar o planeta para as futuras gerações. Mas como mudar os hábitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário