domingo, 10 de julho de 2016

SENILIDADE

Tempos atrás quando li e me encantei com A indesejada aposentadoria,  de Josué Montello e com Memorial de Aires, de Machado de Assis, descobri fuçando a estante da Márcia Regina este Senilidade aqui.  Pense numa leitura que não engatava, não saía da primeira página. Então colocava o livro de volta prateleira pensando quem sabe um dia. Até que dias atrás estava separando uns livros para mandar para a biblioteca e pegando esse pensei: porque não, afinal parece que não vou ler mesmo. 

Foi aí que surgiu mais um Desafio para participar e o tema deste mês era livro de autor italiano... bem por aqui tem Calvino, Eco, Calvino de novo, Pirandello (esse não vale, seria a primeira escolha), di Blasi e tem esse Svevo. Decido começar por aqui. E mais uma vez tenho dificuldade no começo, insisto, persisto. Até que começa a fluir, e muito bem. E o que era leitura de abandono, está quase levando quatro estrelas.  Ainda que termine o livro sem muito bem porque o livro se chama Senilidade, mas o livro é do Svevo e ele pode dar o título que quiser, pois, pois. 

Como disse o começo foi difícil, comecei a fazer um paralelo com Lolita, de Nabokov, o que dificultou ainda mais a leitura, visto que não gosto nada deste último.  Mas, à medida que avançava no livro, e me distanciava da ideia inicial, a leitura foi tornando-se mais e mais fluída. Dificilmente vai se tornar um favorito, mas foi uma experiência muito positiva. Esse era o livro escolhido para carregar na bolsa, e houve dias que dei por mim ansiosa para voltar à leitura, foi quando percebi que o livro estava a me conquistar. 

Grifo
Nada tenho em contrário a que você se divirta, mas não parece que está se divertindo muito.
"Como fomo expressivos", pensou. "Ela pedindo para não contar a Emílio nada desse encontro e eu lhe respondendo que o faria tão logo o encontrasse."
Aquilo não é mulher para jovens como você, e que além do mais não têm saúde muito sólida.
Você também continua igual a si mesmo. 

Título: Senilidade
Autor:  Italo Svevo
Editora:  Nova Fronteira
Pág: 268
Leitura:  28/06 a 09/07/2016
Tema:  Autor italiano
Sinopse:  Este romance de Italo Svevo, fundador da moderna ficção italiana, conta a história de um burguês em conflito com sua paixão por uma operária. A narrativa é centrada num personagem onde as ações e reações são encadeadas, problematizadas e resolvidas com a fria precisão de que monta uma equação algébrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário