segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

UMA VOLTA AO MUNDO COM LEITORES

Não lembro exatamente como descobri o Acordo Fotográfico, blog da autora e subtítulo deste livro, mas o acompanhei por bastante tempo.  E quando soube da publicação de "Uma volta ao mundo com leitores" não resisti, aliás nem pensei em fazê-lo. Acabei adquirindo-o na Livraria Cultura, ainda que a entrega pela Wook seja bem mais rápida quando se trata de envios de Portugal. 

Mas vamos à leitura, e o que aconteceu por aqui....
Confesso que senti-me algo incomodada em quase toda a leitura de sua passagem pelo Brasil, país onde a autora inicia sua jornada.  Ver retratadas nas páginas de um livro escrito por uma estrangeira todas as nossas mazelas diárias, não era o que eu esperava para começo de conversa. "Onde está aquele olhar de turista que vê beleza em tudo?" Me pergunto. E há mais: onde foi que erramos?  

Por outro lado era um livro sobre livros, não era? Não, não era. E também não era um livro reconfortante. Era/é um relato de viagem onde aqui e ali aparecem leitores. Em rápidas pinceladas, mas aparecem. Com tudo isso não me arrependo da aquisição, muito menos da leitura.  Mesmo quando leio:  "Mas eu não acho que o Brasil bata o meu Portugal em crise.  A não ser que o futuro por lá seja muito bem remunerado.  E ainda assim... De que valem o sol, as praias maravilhosas se as pessoas vivem encarceradas nos condomínios fechados? De que valem os bons carros se têm pavor de sequestros? De que vale o luxo quando se teme permanentemente pela vida? Que  futuro  há sem educação  e saúde que não sejam pagas a peso de ouro?  O que são os problemas de Portugal perto do monstro adiposo que é a corrupção no Brasil? A vida em comunidade é muito difícil por lá. A noção de 'coisa pública' não existe. E ainda assim, o povo é esmifrado com impostos pesados.  A revolta grassa por todo lado.  Muitos estão contra a organização da Copa e o despesismo que implica. A tensão é palpável.  O povo não está feliz. Não me parece sequer que o país esteja a crescer. No meu amado Brasil está muito difícil viver." 98 
E volto a pensar: erramos, e erramos feio. E o pior desse enredo é que continuamos errando... 

Mas há trechos acalentadores como o de Huy em Sa Pa: "Os passageiros estavam todos acomodados, o vaivém nos corredores tinha cessado, a porta do nosso compartimento  estava fechada com o trinco para evitar que se abrisse a cada curva e eu tentava adormecer fazendo de conta que não me deixava algo apreensiva estar trancada numa divisão de poucos metros quadrados com dois estranhos. O mais velho,  em baixo, roncava; o mais novo, deitado a meu nível e à distância de um braço esticado, vinha entretido com o telemóvel, que me passa para as mãos sem pré-aviso para que visse o vídeo de uma jovem vietnamita que  propaga uma mensagem de paz pedindo abraços pelas ruas de Hanói. Devolvi-lhe o aparelho emocionada. Ele sorriu-me tímido, e eu adormeci confiante: dali na vinha qualquer perigo, nem para nós, nem para as nossas bagagens."

Voltando àquela história de participar de Desafios, só agora é que me dou conta de que acabo de cumprir um tema, e não é o óbvio escrito por mulher, é também, mas é um diário,  de viagem tá certo, mas é  um diário.  




Título:  Uma volta ao mundo com leitores (Acordo Fotográfico) 
Autor:  Sandra Barão Nobre  
Editora:  Relógio D'Água
Páginas: 354
Leitura:   26/12 a 14/01/2018
Sinopse:  Esta viagem de Sandra Barão Nobre começa em abril de 2013, quando chega a casa depois de um dia de trabalho e abre o mapa-mundo no chão da sua sala.
A intenção inicial da criadora do site Acordo Fotográfico (uma homenagem ao ato de ler) era visitar os países de língua portuguesa ou as regiões do mundo onde ela ainda sobrevive, como Malaca, Macau e Goa.
Mas, quando uma sua amiga decide participar na aventura, combinam explorar mais o sudeste asiático (em particular, países como Tailândia, Laos, Vietname e Camboja).
Quando Sandra Barão Nobre regressou a Portugal em finais de agosto de 2014, visitara catorze países e a sua vida mudara.
Os textos que fazem parte deste livro, fragmentos do diário, entrevistas e narrativas de viagem, foram escritos a propósito dos leitores que a autora conheceu durante este longo périplo e dos lugares onde esses encontros ocorreram.
  

Um comentário:

  1. Querida Marta
    Fiquei doida para ler este livro, depois que vi sua postagem la no Instagram.
    Ja esta na minha lista.
    Bjks mil

    ResponderExcluir