segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O HOMEM DE OLHOS DANÇANTES

Quando comecei a preparar a minha listinha para o Desafio Literário de 2015 me deparei com dois temas que dificilmente iria encontrar alguma coisa nas prateleiras aqui de casa: 
- Outubro: Terror
- Novembro: Finados (personagens que têm que lidar com a morte – já ocorrida ou iminente)
Passo longe disso aí. :(
Então o jeito seria  apelar para as bibliotecas, e foi o que fiz, entrei no site de uma delas e comecei a fuçar. Mas, vamos jogar limpo por aqui, eu não tinha/tenho a menor vontade de ler nenhum dos dois temas. Mas, como Deus é pai e protege os inocentes, e eu sou inocente, claro! Encontrei algumas possibilidades, como por exemplo o livro do Saramago, As intermitências da morte, que dizem que chega a ser divertido. Coisa que duvido, mas vá lá. 
Mas, foi dessa busca que veio a ideia de tentar ver o quanto poderia cumprir do Desafio lendo apenas livros emprestados da (s) Biblioteca (s). Não fosse isto talvez este delicioso Homem de olhos dançantes, da Sophie Dahal jamais viesse parar por  aqui. A ideia original era incluí-lo no tema proposto para janeiro: Novinho em folha (o último livro que você comprou/ganhou/baixou/pegou emprestado). Mas, eis que me deparo com o primeiro problema: O homem dos olhos dançantes é um livro sobre uma doce história de  amor, e agora? O livro entra para janeiro ou fica para junho quando precisarei de um livro com casais? 
O livro é leve, rápido, fluído, doce e muito, muito poético. Cita Byron, Eliot, Dylan, Ella Fitzgerald, tudo isto para embalar o amor de Pierre e do homem de olhos dançantes. E tem umas ilustrações  bem interessantes. Se o livro fosse meu estaria cheio de marcações.
Uma delícia de livro, talvez acabe comprando um pra mim. E a ideia definitivamente não era esta.

PS. Seguindo a ideia original, manterei este belo Homem de olhos dançantes nas leituras de Janeiro.



Título: O homem de olhos dançantes
Autora: Sophie Dahal  [neta de Roald Dahal, segundo a Wikipedia]
Ilustrações: Anne Morris
Tradução: Adriana Falcão
Editora: José Olympio
Leitura: 03/01/2015
Livro não paginado. 
Tema: Novinho em folha (o último livro que você comprou/ganhou/baixou/pegou emprestado)
Data: Ano novo Sinopse:  Era uma vez uma menina chamada Pierre, que se apaixonou pelo homem de olhos dançantes. Eles se amaram, brigaram, voltaram e foram felizes para sempre. Este conto de fadas dos sonhos de muitos enamorados ainda acontece. Bom, pelo menos nos livros!
Pierre é a protagonista desta doce história de amor. Foi numa festa à fantasia que ela conheceu os olhos do seu destino - o homem dos olhos dançantes. Infelizmente, no meio do romance glorioso, ele comete uma imprudência e Pierre foge para Nova York. Mas esquecer seu amor se mostra muito mais difícil do que ela imaginava...
Mágico, emocionante e charmoso, o livro de estréia de Sophie Dahl é um romance à moda antiga para um mundo moderno. 






4 comentários:

  1. Quando ouvi falar da Sophie Dahl pela primeira vez só prestei atenção porque ela é neta do Roald Dahl, mas esse livro parece ser bom e bonito, vou ver se tem na biblioteca daqui. Também frequento bastante bibliotecas e acho muito divertido ficar procurando os livros por lá :)

    ResponderExcluir
  2. Ligia, tomara que você goste do livro tanto quanto eu...
    E sim, procurar livros na biblioteca é bem bom!

    ResponderExcluir
  3. Eu ia perguntar justamente se era parente do Roald Dahl...
    Respondido.
    Já ganhou pontos comigo. E, pelo que vi no Skoob, tem umas 80 páginas (adoro!). Vou deixar marcado lá para não esquecer. :)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, o livro curtinho, mais parece um poema. Eu achei encantador, daqueles que se quer indicar a toda gente.
      Eu gostei deste post sobre o livro: http://perdidotraducao.blogspot.com.br/2008/05/o-homem-dos-olhos-danantes-sophie-dahl.html
      Mas, tem spoilers.

      Excluir