quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

QUEBRA NOZES & CAMUNDONGO REI

Acho que o Quebra Nozes & Camundongo Rei está em minhas pretensões de leituras para Desafios Literários desde 2013, mas posso estar enganada. E como vocês podem ver só agora saiu de lá.
Resolvi tirá-lo da pilha porque tenho que ler um livro de fantasia, e estou ainda num clima meio natalino. 
Quando comprei o Quebra Nozes  tempos atrás fui motivada pelo saudosismo, que eu ouvia em criança vezes sem conta numa daquelas publicações da abril, livro e disco, eu não tinha o livro, só o disco, não me pergunte porque. Até hoje ainda recordo de alguns trechos das musiquinhas e dos diálogos que ouvia. 

Depois, um amigo e colega de trabalho, teceu os melhores comentários acerca do  E.T.A.Hoffmann  e como eu confio muito nas avaliações dele, resolvi que só teria a ganhar tendo o livro aqui comigo.

A história narrada pelo E.T.A Hoffmann é bem mais completa do que a versão que eu conhecia, aliás eu nem sabia/lembrava do tal camundongo. E para completar o saudosismo ouço Nutcracker de Tchaikovsky  enquanto leio. Um daqueles livros que me deixam com um sorriso nos lábios a cada capítulo que leio. Aaaadoooro!  Ainda que houvesse um estranhamento por não identificar muita coisa com o que lembrava, adorei a história.

Descobri que o Alexandre Dumas também tem uma versão do livro.  Tentarei encontrar.

Título: Quebra Nozes & Camundongo Rei 
AutoraE. T. A. Hoffmann
Editora:  Berlendis & Vertecchia Editores
Leitura: 08  a 12/01/2015
Pág: 128
Tema: Fantasia
Data: Carnaval
SinopseUm dos melhores contos do genial E.T.A. Hoffmann - que deu origem ao balé de Tchaikovsky -, pela primeira vez numa tradução direta e integral. A pequena Marie se vê às voltas com estranhos acontecimentos desde que ganhou de Natal um curioso senhorzinho quebra-nozes. Os objetos ao seu redor parecem ganhar vida: as bonecas, os soldadinhos de chumbo de seu irmão... até que surge uma horripilante criatura para estragar tudo. Um mundo encantado está em perigo e, para piorar, ninguém mais acredita nela. Uma história repleta das coisas mais esplêndidas e maravilhosas... se tivermos olhos para isso. 


3 comentários:

  1. Adoro as músicas do balé do Tchaikovsky, mas não sabia que a história original era do E.T.A. Hoffman. Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  2. Eu também não fazia ideia de que a história original é do E.T.A. Hoffman. E não lembro desse camundongo também não... será que ele existe em outras versões da história? Fiquei curiosa agora :)

    ResponderExcluir