terça-feira, 7 de abril de 2015

A EXTRAORDINÁRIA VIAGEM DO FAQUIR QUE FICOU PRESO NUM ARMÁRIO IKEA

Todo mundo sabe que eu não resisto a um comentário do tipo eu ri muito acerca de um livro, e no que diz respeito a este A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Num Armário da Ikea  não foi diferente,  porque eu não ouvi/vi/li UM comentário, foram vários. E já havia até esquecido dele, quando surgiu no Desafio o tema Pega na Mentira, bem se o tal do Faquir é um embusteiro (e é) então tá valendo. 

Junto com o Faquir de nome impronunciável estive na França onde ele foi comprar uma cama de pregos, passei pela Inglaterra, fui à Espanha, à Itália, com direito a uma parada na Líbia para depois voltar à França. Neste percurso dei um ou dois sorrisos e algumas gargalhadas. Confesso que ri mais já bem perto do final e já estava pensando que a máxima quem ri por último é por que não entendeu a piada aplicar-se-ia a minha relação com o livro.

Devo dizer que o começo foi difícil de engatar a leitura, por vezes pensei em abandonar... muitas vezes lia várias páginas para depois descobrir que não tinha a menor ideia do que tinha lido. Mas, a partir da metade do livro a leitura fluiu bem melhor. 

[Spoiler?!]
Tive a nítida sensação de estar  lendo um roteiro de filme de sessão da tarde, no estilo das comédias americanas, só faltaram as palmas da claquete... e ao final não cheguei a qualquer conclusão sobre o livro: não sei se li um roteiro, uma comédia despretensiosa, um livro religioso [  o Faquir mentiroso deve confessar seus pecados, converter-se e tornar-se um homem bom para chegar à terra prometida?], não faço ideia. 

Grifos:
O mundo é do tamanho de um lenço de bolso.
Eu vivia na mentira, na falsidade, na enganação. 


Título A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Num Armário da Ikea
AutoraRomain Puértolas
Editora:  Record  
Pág: 256
Leitura: 16/02 a  26/02/2014

Tema: Pega na mentira 
Data: 1º de abril
Sinopse:  A figura de um faquir está associada à meditação, ao treinamento e à magia. Mas, no caso de Ajatashatru Ahvaka Singh, é mais provável que o público se depare com truques e trapaças. A última de suas artimanhas foi convencer sua aldeia a pagar por uma viagem a França para adquirir a Cama de pregos, um modelo de cama de pregos vendida pela Ikea. Só que ele não contava em ficar preso dentro de um dos armários da loja. Nem que o móvel seria despachado para outro país. Assim, o faquir e seu turbante partem para uma aventura, ainda que involuntária, pelo mundo, fazendo uma horda de inimigos, alguns amigos e aprontando muitas confusões pelo caminho. 

4 comentários:

  1. Esse livro me chama muito a atenção... ora dessa preciso ler...
    Dani Moraes
    www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho que o nome desse livro é o fator principal para chamar a atenção dos leitores!
    Adorei a resenha...
    Bjos,
    Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, obrigada. Mas não é resenha, é só minha experiência com o livro e um pouco de minhas impressões/sentimentos de leitura.

      Excluir