terça-feira, 11 de agosto de 2015

DENTRO DE UM LIVRO

02.08.15 _ Já que pegar livros ao acaso na prateleira funcionou tão bem  com Não temas o mal (leitura em andamento), ontem resolvi dar uma olhada nas prateleiras e resgatei de lá este Dentro de um livro. 


E ao final do primeiro conto já penso em separar o livro para doar à biblioteca, perdoem-me os apaixonados pela autora. 
Mas, ao chegar ao segundo conto que ainda não terminei porque releio pequenos trechos a todo momento, mudo de ideia no mesmo momento.

10.08.2015 _ Vez por outra compro livros que tenho muito pouca ou quase nenhuma informação, geralmente com alguma expectativa estapafúrdia tirada Deus sabe de onde. Não faço a mínima ideia do que esperava quando comprei esse livro aqui, mas lembro nitidamente de ter ficado extremamente decepcionada quando o livro chegou. E desde então (uns bons cinco anos ou mais)  estava  esquecido na prateleira. Isto sem contar a torcidinha de bico a cada vez que arrumava as prateleiras e deparava com o bendito

Tenho dito, com mais freqüência do que gostaria, que livro tem hora e data marcada, e sendo assim li essa coletânea de contos no tempo certo: leitura das mais prazerosas. Claro, tem um ou dois contos que não gostei, cheguei até a pular algumas páginas (três para ser exata), quando lá pelo meio do caminho empaquei na leitura de um conto que não me agradou absolutamente, aliás me desagradou. Mas, no conjunto a leitura foi puro deleite.
Por ser um livro de dimensões reduzidas, poucas  páginas e textos curtos  era ideal para carregar na bolsa. Por bom tempo mantive-me fiel à determinação de não ler o livro em casa, já que havia outras leituras esperando por esse tempo precioso, até chegar ao penúltimo conto quando não resisti e parei tudo para devorar os dois últimos contos. 

E aquela ideia de doar o livro para a biblioteca?! - talvez você me pergunte
Eu respondo:  Passou!  

Grifos (muitos)
COMO ERA RIDÍCULO AQUILO: NINGUÉM receia um verso. Mas ele sim.
MEU NOME É HANS. Nasci numa família miserável, e miserável fui, por toda a vida. 
Sentada no vagão, observo as pessoas no seu vaivém de caras amuadas e olhares ausentes. Alguns desdobram jornais, leem livros, abrem revistas, ou de braços abertos, ocupam o próprio espaço e o do outro. 
 EU VOU DAR VÁRIAS VOLTAS PARA FALAR DO meu livro preferido.
Título:  [dentro de] um livro - contos
Autor: Diversos autores
Editora: Casa da Palavra
Pág: 149
Leitura: 01 a 10/08/2015
Tema: Língua mãe
Data: Dia da Língua Nacional

Sinopse: Dezessete autores e as mais diferentes visões de uma paixão comum a todos eles, aos leitores e à Casa da Palavra: os livros. Esta antologia reúne contos que exploram todo o universo literário, revelam as paixões que a ficção desperta e as delícias e torturas do ofício do escritor. Quem nos coloca dentro de um livro e dos mecanismos dessa obsessão são escritores com longa experiência no traçado e nomes que começam ainda a despontar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário