sábado, 22 de agosto de 2015

MANSFIELD PARK

Muito tempo atrás visitando a casa de uma colega, vi em uma das muitas pilhas acumuladas um livro que me chamou a atenção. Não, não foi o Mansfield Park, foi O Cânone Ocidental, de Harold Bloom. Que durante muito tempo foi um objeto de desejo. E quando ele aportou aqui em casa o ensaio sobre Jane Austen, despertou por demais a minha atenção. E durante muito tempo andei atrás de Persuasão, esgotado à época. Até que um dia o encontrei perdido nas prateleiras da extinta e saudosa Grandes Autores.  
E neste ensaio Mansfield Park é citado várias vezes. Procurei o livro por um tempo e esqueci. Depois comprei e esqueci, e agora ele sai das prateleiras. 

Desde junho quando o Desafio era ler livros de histórias com casais que procuro uma grande/boa história de amor para ler. Não, não tá fácil. Conversando com uma amiga/colega de trabalho ela me sugeriu Bovary ou Karenina, já li os dois e eu queria uma história de amor com final feliz, nada trágico. A vida/contemporaneidade já tem sua boa cota de tragédias. E foi assim, que olhando as prateleiras tirei de lá esse Mansfield. E embora tenha gostado bastante de ler, achei a história de amor bem rala.  

Não foi uma leitura rápida, levei mais de um mês para lê-lo. E a pretensa vida amorosa de Fanny Price pouco me interessou. Mas chamou a minha atenção o retrato da sociedade de uma época (?) com seus conflitos e preconceitos, muitos por sinal... Onde pobres e não pertencentes à aristocracia eram discriminados, inclusive em um mesmo grupo familiar, como se pode observar logo no começo com as três irmãs... Os que ascenderam socialmente ditos melhores do que aqueles sócio ou economicamente inferiores.  Retrato de uma época? Pois sim!!!


Grifos:
Pobre Fanny! Nem pode se prejudicar como deseja!
A tragédia pode ser sua escolha, mas certamente parece que a comédia a escolheu.
Seu pai é um clérigo, seu irmão também é um clérigo, e eles todos são clérigos juntos

Título: Mansfield Park
Autor: Jane Austen
Pág: 226
Editora: BestBolso
Leitura:  02/07 a 11/08/2015
Sinopse: Jane Austen mais uma vez nos surpreende com seu olhar mordaz e seus personagens cativantes ao retratar a sociedade inglesa do início do século XIX. Desde pequena Fanny Price vive com parentes ricos em Mansfield Park, em uma bela propriedade no interior da Inglaterra. Inteligente e estudiosa, aproxima-se de Edmund, o único entre seus primos que compartilha sua paixão pelos livros, e passa a nutrir sentimentos profundos por ele. Com a chegada dos Crawford á vizinhança, porém, Edmund apaixona-se pela cínica Mary, e o volúvel Henry Crawford encanta-se por Fanny. 

2 comentários:

  1. Oi Martha,
    De todos os livros da querida Jane, talvez seja esse o que menos me agrada.
    Masfield Park é realmente um livro crítico da sociedade que pelo visto é atemporal. Não é o único, claro toda a obra da autora é permeada por essa crítica., mas me parece que Jane esqueceu um pouquinho do romance deste.
    De qualquer forma é um excelente livro.
    Sou fã da autora e adorei sua resenha.
    bjs.
    Luana
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua,
      Eu gostei muito do livro, não sei se a leitura foi mais lenta por conta da narrativa ou se a minha edição que não ajudou. Eu li nesta versão de bolso com letras mínimas, alternei com o ebook mas a leitura em dispositivos é ainda mais lenta ainda para mim. Sou o oposto do que tenho visto por aí.
      Mas, acho que o meu preferido é o Abadia de Northanger, seguido de Persuasão. Confesso que fui influenciada em ambos os casos, o primeiro pelo prefácio de Ledo Ivo na edição da Paz e Terra e no segundo foi o Bloom, claro, que foi o Bloom.
      E obrigada pelo carinho. Volte sempre!
      Bjs.

      Excluir