sábado, 5 de setembro de 2015

A REVOLUÇÃO DAS MULHERES / A GREVE DO SEXO

Quando vi este livro disponível na biblioteca, fiquei bem satisfeita. Já estava interessada nele há algum tempo, instigada por mais uma micro resenha do Tito, lá no Skoob. Mas, infelizmente a edição que encontrei não me agradou em nada, aliás deixou-me bastante irritada em muitos trechos. 
Esperava uma obra divertida e ao mesmo tempo revolucionária, mas encontrei uma obra adaptada e não sei onde começa Aristófanes e termina Mário da Gama Kury, o tradutor. Diversas passagens irritaram-me demasiadamente. Um excesso de adaptações onde até Lula foi parar na obra de Aristófanes...  num diálogo entre duas mulheres:
''1ª MULHER Mostrando a barba postiça que traz na mão. Veja que barba linda! 
2ª MULHER E a minha? Parece a do Lula"
E tem mais esta pérola, que ainda traz talvez o ranço do preconceito contra o nordestino, não sei:
Muito bem! Muito bem! Fala, baiano!
E mais esta:
“Por Nossa Senhora do Parto”, sua errada! 
Coisas desta ordem na obra me deixaram tão chateada que acabei não aproveitando a leitura como deveria. Embora tenha visto comentários elogiosos justamente a estas "atualizações". Se encontrar no futuro uma tradução diferente ficarei feliz de poder ler algo menos "adaptado". Mas, tem trechos divertidos e ao final a gente já sabe o poder? Corrompe!


Título: A revolução das mulheres / A greve do sexo
Autor: Aristófanes
Editora: Brasiliense (é a mesma tradução da Zahar)
Pág. 94
Leitura: 15/02 a 19/02 
Tema: Livros banidos
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário