sábado, 22 de agosto de 2015

MANSFIELD PARK

Muito tempo atrás visitando a casa de uma colega, vi em uma das muitas pilhas acumuladas um livro que me chamou a atenção. Não, não foi o Mansfield Park, foi O Cânone Ocidental, de Harold Bloom. Que durante muito tempo foi um objeto de desejo. E quando ele aportou aqui em casa o ensaio sobre Jane Austen, despertou por demais a minha atenção. E durante muito tempo andei atrás de Persuasão, esgotado à época. Até que um dia o encontrei perdido nas prateleiras da extinta e saudosa Grandes Autores.  
E neste ensaio Mansfield Park é citado várias vezes. Procurei o livro por um tempo e esqueci. Depois comprei e esqueci, e agora ele sai das prateleiras. 

Desde junho quando o Desafio era ler livros de histórias com casais que procuro uma grande/boa história de amor para ler. Não, não tá fácil. Conversando com uma amiga/colega de trabalho ela me sugeriu Bovary ou Karenina, já li os dois e eu queria uma história de amor com final feliz, nada trágico. A vida/contemporaneidade já tem sua boa cota de tragédias. E foi assim, que olhando as prateleiras tirei de lá esse Mansfield. E embora tenha gostado bastante de ler, achei a história de amor bem rala.  

Não foi uma leitura rápida, levei mais de um mês para lê-lo. E a pretensa vida amorosa de Fanny Price pouco me interessou. Mas chamou a minha atenção o retrato da sociedade de uma época (?) com seus conflitos e preconceitos, muitos por sinal... Onde pobres e não pertencentes à aristocracia eram discriminados, inclusive em um mesmo grupo familiar, como se pode observar logo no começo com as três irmãs... Os que ascenderam socialmente ditos melhores do que aqueles sócio ou economicamente inferiores.  Retrato de uma época? Pois sim!!!


Grifos:
Pobre Fanny! Nem pode se prejudicar como deseja!
A tragédia pode ser sua escolha, mas certamente parece que a comédia a escolheu.
Seu pai é um clérigo, seu irmão também é um clérigo, e eles todos são clérigos juntos

Título: Mansfield Park
Autor: Jane Austen
Pág: 226
Editora: BestBolso
Leitura:  02/07 a 11/08/2015
Sinopse: Jane Austen mais uma vez nos surpreende com seu olhar mordaz e seus personagens cativantes ao retratar a sociedade inglesa do início do século XIX. Desde pequena Fanny Price vive com parentes ricos em Mansfield Park, em uma bela propriedade no interior da Inglaterra. Inteligente e estudiosa, aproxima-se de Edmund, o único entre seus primos que compartilha sua paixão pelos livros, e passa a nutrir sentimentos profundos por ele. Com a chegada dos Crawford á vizinhança, porém, Edmund apaixona-se pela cínica Mary, e o volúvel Henry Crawford encanta-se por Fanny. 

terça-feira, 11 de agosto de 2015

DENTRO DE UM LIVRO

02.08.15 _ Já que pegar livros ao acaso na prateleira funcionou tão bem  com Não temas o mal (leitura em andamento), ontem resolvi dar uma olhada nas prateleiras e resgatei de lá este Dentro de um livro. 


E ao final do primeiro conto já penso em separar o livro para doar à biblioteca, perdoem-me os apaixonados pela autora. 
Mas, ao chegar ao segundo conto que ainda não terminei porque releio pequenos trechos a todo momento, mudo de ideia no mesmo momento.

10.08.2015 _ Vez por outra compro livros que tenho muito pouca ou quase nenhuma informação, geralmente com alguma expectativa estapafúrdia tirada Deus sabe de onde. Não faço a mínima ideia do que esperava quando comprei esse livro aqui, mas lembro nitidamente de ter ficado extremamente decepcionada quando o livro chegou. E desde então (uns bons cinco anos ou mais)  estava  esquecido na prateleira. Isto sem contar a torcidinha de bico a cada vez que arrumava as prateleiras e deparava com o bendito

Tenho dito, com mais freqüência do que gostaria, que livro tem hora e data marcada, e sendo assim li essa coletânea de contos no tempo certo: leitura das mais prazerosas. Claro, tem um ou dois contos que não gostei, cheguei até a pular algumas páginas (três para ser exata), quando lá pelo meio do caminho empaquei na leitura de um conto que não me agradou absolutamente, aliás me desagradou. Mas, no conjunto a leitura foi puro deleite.
Por ser um livro de dimensões reduzidas, poucas  páginas e textos curtos  era ideal para carregar na bolsa. Por bom tempo mantive-me fiel à determinação de não ler o livro em casa, já que havia outras leituras esperando por esse tempo precioso, até chegar ao penúltimo conto quando não resisti e parei tudo para devorar os dois últimos contos. 

E aquela ideia de doar o livro para a biblioteca?! - talvez você me pergunte
Eu respondo:  Passou!  

Grifos (muitos)
COMO ERA RIDÍCULO AQUILO: NINGUÉM receia um verso. Mas ele sim.
MEU NOME É HANS. Nasci numa família miserável, e miserável fui, por toda a vida. 
Sentada no vagão, observo as pessoas no seu vaivém de caras amuadas e olhares ausentes. Alguns desdobram jornais, leem livros, abrem revistas, ou de braços abertos, ocupam o próprio espaço e o do outro. 
 EU VOU DAR VÁRIAS VOLTAS PARA FALAR DO meu livro preferido.
Título:  [dentro de] um livro - contos
Autor: Diversos autores
Editora: Casa da Palavra
Pág: 149
Leitura: 01 a 10/08/2015
Tema: Língua mãe
Data: Dia da Língua Nacional

Sinopse: Dezessete autores e as mais diferentes visões de uma paixão comum a todos eles, aos leitores e à Casa da Palavra: os livros. Esta antologia reúne contos que exploram todo o universo literário, revelam as paixões que a ficção desperta e as delícias e torturas do ofício do escritor. Quem nos coloca dentro de um livro e dos mecanismos dessa obsessão são escritores com longa experiência no traçado e nomes que começam ainda a despontar.





sexta-feira, 7 de agosto de 2015

AS 14 PÉROLAS BUDISTAS

Quem me conhece sabe que eu adoro os escritos do rabino Nilton Bonder, e foi justamente seus   escritos que despertaram o meu interesse para estas Pérolas aqui. Nos livros que li do rabino há com relativa frequência  algumas narrativas curtas (eu creio que são lendas judaicas, mas posso estar completamente equivocada) para ilustrar seus pensamentos. Estas pequenas histórias sempre me encantaram e quando descobri estas Pérolas Budistas não resisti. Como sempre dormiram um  tempo na pilha esquecidas entre tantas outras aquisições e/ou mimos. Mas, estes dias olhando o que tem por aqui lembrei deste aqui. 
O que posso dizer acerca destas pequenas histórias? Que gostei muito? Sim, eu gostei muito! Que se lê de uma sentada? Sim, dá para ler de uma sentada (mas, eu li em três dias, para pensar melhor sobre as pequenas histórias que estava lendo, afinal são histórias de sabedoria...  Acho que podem ser como uma pausa no nosso atribulado cotidiano.

Para ler e reler.

Faltou dizer que o livro é ilustrado.

Favoritas (desta primeira leitura):
  • O Arqueiro Zen
  • A Peneira e a Xícara

Grifo:
Uma mente cheia não se ilumina.


Título: As 14 Pérolas Budista
Autores: Ilan Brenman
Pág.: 64
Editora: Escarlarte
Leitura: 19 a 21/06/2015
Tema: Lendas
Data: Mês do Folclore
Sinopse: Num templo budista, um monge queria porque queria alcançar a iluminação o mais rápido possível. Para isso, meditava mais que os outros, recitava mantras sem parar e jejuava mais do que o necessário. Com o passar do tempo, o jovem foi emagrecendo, seu aspecto era terrível, mas mesmo assim, continuava suas práticas sem esmorecer. Certa manhã, o mestre do templo interrompeu um mantra do seu ansioso aluno e perguntou Por que tamanha pressa, meu querido monge.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

AS HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA

Título: Histórias de Tia Nastácia
Autora: Monteiro Lobato
Editora: Globo
Leitura: 18/05 a 25/05/2015
Tema: Lendas  
Data: Mês do Folclore
Sinopse
Monteiro Lobato reúne neste livro o melhor das fábulas clássicas de autores como Esopo e La Fontaine ao lado daquelas saídas da imaginação popular. Tia Nastácia, que sabe contar casos e histórias como ninguém, vai revelando à turminha do Sítio tudo o que ouviu dos seus pais e avós durante a infância. E quando ela termina uma história, Pedrinho, Narizinho e Emília dão palpites e fazem seus comentários inteligentes. Nos 43 textos de Histórias de Tia Nastácia vamos encontrar narrativas para todos os gostos com reis, princesas, homens minúsculos e bichos fantásticos.

*****

Não vai acreditar! Mas, esta é a minha primeira leitura de Monteiro Lobato...
E que delícia de livro, tem gosto de infância. Me fez lembrar de minha vó, algumas histórias minha avó contava do mesmo jeito que tia Nastácia, do jeito do povo, a história oral passada de geração em geração. Outras, ouvia nos disquinhos e algumas eu li nos idos da infância. 

Ao final de cada narrativa  os moradores do sítio comentam rapidamente sobre as histórias, e alguns destes comentários causaram-me certo desconforto, acostumada que estou com os textos politicamente corretos. 

Tão gostoso de ler, que não queria que acabasse e relia algumas histórias. E queria dizer a toda gente: leia, leia, leia.

Histórias de Tia Nastácia foi minha zona de conforto durante a leitura de A vida em tons de cinza que me tocou tanto.





sábado, 1 de agosto de 2015

NOVAS LENDAS ORIENTAIS

Lembro do encantamento sentido quando li O homem que calculava, por isto quando vi estas Novas lendas orientais, do mesmo autor pensei reviver um pouco daquela magia. 
Infelizmente isto não aconteceu, esperando encontrar seres míticos e/ou lendários nestas curtas narrativas, deparo-me com parábolas nitidamente de cunho ético e moral. Não que tenha algo contra parábolas, eu até gosto bastante delas. Mas, achei meio decepcionante não encontrar nada do que esperava, ainda que alguns dos contos/parábolas fossem bem interessantes. Não há muito o que falar acerca deste livro e por isto acho que encerrarei por aqui.

PS. Não entenda, por Aaamor, que o livro é ruim, só não é o que eu esperava/procurava/precisava.

Sem grifos




Título: Novas Lendas Orientais 
Autor: Malba Tahan
Editoras: Editora Record
Pág: 208
Leitura: 03 a 13/06/2015
Tema: Lendas e Mitologia
Data: Mês do folclore
SinopseNovas Lendas Orientais - O professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan, apresenta 14 histórias inspiradas no Oriente. Todo o imaginário sobre o mundo árabe - caravanas de beduínos, xeques, princesas e sultões - são trabalhados nestas belas lendas