sexta-feira, 1 de julho de 2016

É FÁCIL MATAR

Por escolha jamais leria um livro com um título desses. Por escolha também não leria nenhum livro sobre serial killers. Ou seja, não gosto nem de um, nem de outro. Mas desafio é desafio, e a gente sempre quer tentar pra não dizer que jogou a toalha, não é mesmo?  

Pois então... Escolhi Agatha Christie porque achei que sendo uma autora com quem já tenho uma certa familiaridade seria mais fácil de encarar. Mas, mas... embora a leitura seja fluída a história não me prendeu de modo algum. Talvez haja um pouco de má vontade, talvez haja muita má vontade.  Não entendo muito bem porque em desafios não valem releitura, que diferença faz se estou lendo um livro pela primeira vez ou pela vigésima vez? O importante não seria ler um livro do tema? Estou falando sobre isso porque minha primeira escolha foi Os crimes ABC, da mesma Agatha Christie, livro que li em 1900 e bolinha, quando muitos que leem esta postagem nem haviam nascido. Mas se releitura não vale só sobrou isso aqui.

Como sempre quando leio um romance policial (coisa rara, por sinal) tenho meus palpites. Que parecem passar longe da linha de investigação totalmente canhestra desse detetive meio toupeira. Levei uns dez dias para completar a leitura de um livro de bolso de 270 páginas ou seja o livro que era para ser de suspense, não me levou a ler a avidamente. 
Ah! E pra variar não acertei. E fiquei danada com isto, eu tinha tanta certeza. :p

Pensando bem essa história ficaria ótima se escrita por alguém com um senso de humor de Wodehouse, por exemplo.

Grifos
O mal está feito, não dá para voltar atrás... por mais que choremos amargamente, jamais traremos de volta o passado morto...
Você tem noção de como é uma cidadezinha rural na Inglaterra? Qualquer um se destaca como um alienígena!
Sabe, eu sempre senti que um dos fatos mais intragáveis que temos de encarar na vida é o fato de que toda morte que ocorre significa um ganho para alguém... e não me refiro apenas ao ganho financeiro.


Título: É fácil matar 
Autor:  Agatha Christie
Editora:  L&PM Pocket
Pág: 272
Leitura21 a 29.02.16
Tema: Serial killer 
Sinopse: Neste livro, Luke Fitzwilliam é um policial aposentado que volta para a Inglaterra a fim de descansar. Seus planos imediatos são apostar nos cavalos, reencontrar velhos amigos e, acima de tudo, se divertir. Mas, ao pegar o trem de volta para Londres, uma velhinha senta ao seu lado e começa a contar uma história aparentemente sem pé nem cabeça, e que envolve vários assassinatos. A velhinha é a sra. Pinkerton, e Luke só lhe dá atenção porque ela lembra sua tia Mildred. Para a surpresa do ex-policial, a moradora de Wychwood-under-Ashe está indo a Londres com a intenção de denunciar à Scotland Yard uma série de crimes. Como se não bastasse, a velha senhora inglesa ainda prevê quem será o próximo morador da cidadezinha a morrer - o médico Humbleby. Após descer do trem, Luke não consegue esquecer o que ouviu. Qual não é seu espanto quando, um dia depois, lê no jornal que a sra. Pinkerton morreu atropelada. Além disso, Luke fica sabendo - em um intervalo pequeno de tempo - que o médico Humbleby também está morto. Para o ex-policial as coincidências são muitas para serem apenas coincidências . Decide, então, começar uma investigação por conta própria. Luke parte para Wychwood-under-Ashe em busca de um assassino que nem tem certeza se existe, pois todas as mortes parecem ter sido de causas naturais. Porém, em se tratando de mais uma história da dama do crime, é mais provável que a sra. Pinkerton esteja certa. 

6 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas não me interessou muito. Nem sabia que Os crimes ABC é sobre serial killer, talvez eu leia esse para o desafio então. :)

    Imagino que os desafios não permitam releitura porque o objetivo deles em geral é fazer o leitor sair da zona de conforto e dar chance a livros que geralmente não leria. Mas tem uns temas que dão uma baita vontade de trapacear e reler algum livro, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lígia, acho que "É fácil matar" funcionaria melhor como livro de humor do que como policial. Tem os elementos de um policial, mas o detetive... :(

      Os crimes ABC foi uma boa leitura à época em que foi lido, não sei se diria o mesmo hoje. Os livros policiais tem passado longe de minhas prateleiras nos últimos anos.

      Quanto às releituras o Desafio do Skoob tirou as regras do antigo Desafio Literário moderado pela Vivi, e lá não valia releitura porque as pessoas usavam antigas resenhas para participar dos sorteios, o famigerado jeitinho brasileiro.
      Muitos desafios permitem as releituras, acho que os temas é que deveriam nos desafiar. Não foi o caso do Desafio do Skoob este ano.

      Excluir
  2. Eu costumava ler e adorar Agatha Christie na adolescência, mas o gosto vai mudando com o tempo, né? Livros policiais e sobre serial killers continuam fazendo minha cabeça (aliás acho "É fácil matar" um título ótimo! Chamaria minha atenção em uma livraria), mas peguei certa birra com os investigadores da Agatha.

    Decidimos não permitir releitura justamente para evitar o maldito "jeitinho", pois acho sempre válido revisitar uma história. Eu também achei os temas do DL deste ano meio repetitivos, mas enfim... foram escolhidos democraticamente (imagino que às vezes uma certa imposição se faça necessária para forçar mudanças).

    Tenho alguns de serial killers aqui que gostaria muito de ler, mas ando enrolada demais em outros projetos. Veremos se consigo cumprir o tema de julho.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, o DL do ano passado foi tão bom de participar, com temas super diferentes. Confesso que o deste ano eu estou participando apenas por hábito e afetividade, mas nada animada. :(

      PS E eu li muito Agatha em tempos idos, depois passou, como diz você. Mas quem me afastou da literatura policial foi a P D James, li um livro da distinta autora e para mim bastou.

      Excluir
  3. Adorei sua resenha, Marta.
    Li meu primeiro livro da Agatha Christie quando eu tinha 13 anos ("Treze à Mesa"). Adorei e ainda hoje continuo achando seus livros incríveis.
    Já li diversos outros autores de romances policiais, mas acho que nenhum se compara a ela.
    Uma outra autora do gênero, que gosto bastante, é Ruth Rendell, mas ela tem um estilo bem diferente da A. Christie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, nunca li Ruth Rendell.
      Acho que de livros policiais só mesmo Agatha, porque é mais focado na investigação do que no episódio fatídico em si.
      Nesses casos sou uma verdadeira maricas.
      E desculpa na demora em responder.

      Excluir