domingo, 10 de maio de 2015

ESAÚ E JACÓ

Ler Machado para mim é sempre, no  mínimo, inspirador. E puro deleite!
Lembro que comprei este pequeno livro (a edição é de bolso, ora bolas!) tão logo acabei de ler Memorial de Aires para o meu primeiro Desafio Literário, lá em 2013. Encantada com Aires e sabendo que ele apareceria neste aqui, corri para comprá-lo. Contraditoriamente ficou na pilha todo este tempo à espera do momento certo. Porque livro tem isto, tem dia e hora, como um encontro marcado, pra que tudo corra bem.

Confesso que gosto mais do Memorial. mas este aqui também é interessante. Inspirado na narrativa bíblica de Esaú e Jacó, Machado nos traz aqui Pedro e Paulo, que aparecem bem menos do que pensei, o Conselheiro tem um papel preponderante nesta história e é ele que dá o tom ao livro, pelo menos para mim. 


Acho que não gosto do viés romântico, que perpassa o texto.  Tenho que refletir um pouco mais sobre o assunto, ou talvez uma releitura me faça chegar a uma opinião mais conclusiva.

Uma das coisas boas de ler Machado é que ele retrata  a sociedade de sua época, neste por exemplo há pinceladas sobre o famoso Baile da Ilha do Fiscal, da Proclamação da República... 


Não foi uma leitura rápida, mas foi divertida. 


Título: Esaú e Jacó 
Editora: L&PM 
Pág. 255
Leitura:  27/03 a 11/04/2015
Tema: Língua Mãe
Data comemorativa: Língua Nacional
Sinopse: Como no episódio bíblico que dá título ao romance, os gêmeos Pedro e Paulo, pertencentes à alta burguesia carioca, desde a infância se mostram opostos e rivais em tudo. já rapazes, apaixonam-se pela mesma mulher,  o que só agrava os embates entre eles. entremeada a esse enredo, há ainda a visão crítica que tem Machado de Assis do cenário político do Brasil às vésperas da Proclamação da República

2 comentários:

  1. Gosto muito do Machado, mas faz um tempão que não leio nada dele. Acho que o último romance que li foi justamente o Memorial de Aires, mas não gostei tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Lígia, eu adorei o Memorial, fiquei encantada com o texto de Machado naquele livro.

      Excluir