segunda-feira, 1 de junho de 2015

AS PONTES DE MADISON

Ainda lembro do dia que saindo do Shopping vi o livro nos Caminhos da Lembrança: de volta As pontes de Madison em uma banca. Eu que assisti ao filme trocentas vezes (a Globo não se cansava de reprisar e eu de ver), trouxe-o para casa e que delícia de livro lembro de me sentir como transportada à cozinha de Franscesca, ouvindo Kincaid contar sua história.  E agora quando pensei em ler As pontes de Madison não foi exatamente por conta do Desafio, estava realmente com vontade de ler algo leve, poético. Sim, eu queria ler  uma boa história de amor e dando uma olhada nos livros por ler em minha estante no Skoob, lembrei deste. E pensei que era o ideal para o momento.  E que narrativa deliciosa que tem o Waller, é tão poético e ao mesmo tempo tão sensorial... sensorial,  não quis dizer sensual, embora também o seja, mas não é erótico. 
E traz um que de saudosismo gostoso. E embora a maioria não goste, ache fraco, ruim e por aí vai, a leitura é para mim bem prazerosa. Talvez porque carregue tão nitidamente na memória afetiva cenas do filme tantas vezes visto.
Tá bom , eu sei não é uma obra prima, mas gosto assim mesmo! Aliás, parece que eu sempre vou contra a corrente.... :p
E como ninguém é perfeito e não é estático num sábado à tarde resolvo rever As pontes de Madison, interrompo a leitura e vamos ao filme. Descubro que sempre gostei da interpretação de Meryl Streep e que sempre achei o trejeito de Eastwood no filme meio calhorda. O clima todo do livro é completamente diferente do que vejo nas cenas. Interrompo a exibição e me volto para  Juliette Binoche e  Johnny Depp em Chocolate. E encerro a sessão de cinema em casa  vendo mais uma vez o meu preferido de sempre: 84 Charing  Cross Road. 

Ao final da leitura penso ter alguns pontos a considerar...  sim o livro é inverossímil, pouco crível, incongruente...  piegas(?),  mas... 

Grifos
Ele não conseguia  entusiasmar-se o suficiente com a ideia de moda.  As pessoas jogavam fora roupas perfeitamente boas.
O pessoal de Iowa tem seus defeitos, mas a falta de cuidado com o próximo não é um deles.



Título: As pontes de Madison 
Autor: Robert James Waller 
Editora: Relume Dumará
Pág: 199
Leitura: 01/02  a 22/03/2015

Tema: Casais 
Data: Dia dos Namorados
Sinopse: O possível amor impossível de Robert Kincaid e Francesca Johnson já conquistou mais de 12 milhões de leitores em todo o mundo. Vividos no cinema por Clint Eastwood e Meryl Streep, os personagens criados por Robert James Waller em ´As Pontes de Madison´continuam a impressionar pela verdade que transmitem de uma paixão ao memso tempo madura e sonhadora, vivida nas cinematográficas paisagens de Iowa. Fotógrafo da ´National Geagraphic´, Robert Kincaid corre mundo, solitário, tendo como único objetivo capturar as belas imagens de que vive. Em suas andanças, bate à porta da fazenda de Francesca. Em busca de informações sobre a região, ele encontra um amor que vai mudar completamente seus valores - e também o seu destino. Bastam quatro dias, o tempo que passam juntos, para que suas vidas jamais voltem a ser as mesmas. 

2 comentários:

  1. Também adoro esse filme!
    Mas não me animo para ler o livro. Primeiro, porque não gosto muito de ler e não poder imaginar os personagens (sempre fico com a cara dos atores na cabeça...); segundo, porque gosto tanto da história filmada que não quero me decepcionar com sua versão escrita.
    Mas serve bem ao tema de junho, né? Você vai usar este para o DL Skoob?
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Não tem jeito, Michelle, o tempo todo os atores ficam girando na cabeça.
    Mas, de um modo geral é gostoso de ler, mas gostei mais da continuação do livro.
    E sim, é um dos livros do Desafio.

    ResponderExcluir