domingo, 30 de outubro de 2016

O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES

O homem que plantava árvores me foi enviado pela Wook, um brinde ou oferta como eles costumam chamar,  quando num ataque de insanidade comprei A vida no campo, do Joel Neto. Insano não pelo livro que é maravilhoso, mas encarar os preços da Wook para o Brasil é pura maluquice. 

Mas vamos ao livro do Jean Giono.  O livro é um conto onde o narrador nos conta seu encontro e posterior amizade com esse personagem incrível e improvável que é o Elzéard Biuffier. Numa narrativa curta e com uma história muito simples e singela o autor nos cativa e nos inspira. Ao terminar a leitura me pego a pensar que se homens assim existirem ainda haverá esperança. E ele me faz pensar naquela fábula do beija-flor que apagava o incêndio na floresta. É... talvez seja hora de nos transformarmos todos em pequenos beija-flores.

Alguns dos comentários que li acerca do livro dizem que ele foi comparado aO pequeno príncipe, não sei bem porque, já que li o Exupéry quando era criança pequena em Barbacena (rs). 

O que sei é que é uma pena que livros como permaneçam esgotados nesse país. (aff)

- Sem grifos

- Para saber mais

Sobre a fábula do beija-flor:
http://ideiaweb.org/?p=2388
http://www.rodrigooller.com/autocontrole/a-fabula-do-beija-flor/

Sobre Jean Giono e O homem que plantava árvores:
http://caderno.josesaramago.org/57636.html
http://www.historiasdeelphaba.com/2013/11/o-homem-que-plantava-arvores-jean-giono.html
* http://dosedesustentabilidade.blogspot.com.br/2013/07/animacao-o-homem-que-plantava-arvores.html 
http://marciookabe.com.br/motivacao/o-homem-que-plantava-arvores/


Título: O homem que plantava árvores
Autor:  Jean Giono Lucila Soares
Editora:  Marcador
Pág: 70
Leitura:  23 a 24/10/2016
Tema: Off topic
Sinopse:  Inspirado em acontecimentos verdadeiros, traduzido em diversas línguas e largamente difundido pelo mundo inteiro, "O Homem Que Plantava Árvores" é uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta. Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial. Com as suas próprias mãos e uma generosidade sem limites, desconsiderando o tamanho dos obstáculos, faz, do nada, surgir uma floresta inteira - com um ecossistema rico e sustentável. É um livro admirável que nos mostra como um homem humilde e insignificante aos olhos da sociedade, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França.

5 comentários:

  1. Não conhecia.
    Não sei quanto pagas de portes encomendando na wook, mas porque não tentas comprar através de uma livraria? Deixo-te o e-mail do Joaquim Gonçalves, livreiro em Sines, que envia livros para todo o Portugal com portes grátis. Não sei quanto será um envio para o Brasil, mas quem sabe não fica mais barato?
    Se quiseres investigar: adasartes@gmail.com
    http://adasartes.blogspot.pt/
    No facebook ele vai sempre colocando fotos das novidades, uma tentação. https://www.facebook.com/adasarteslivraria/?fref=ts
    Boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, gostaria muito que seu comentário estivesse aqui um dia antes. Depois de suas cinco estrelas para Arquipélago não resisti e acabei pedindo à Wook. Agora sou uma feliz leitora com uma carteira mais vazia. (rs)
      O Joel Neto me falou no Instagram que já está com um dos livros para ser publicado brevemente por aqui, e que há esperanças de que outros também.
      O frete da Wook para um único livro fica em torno de dez a treze euros. O que é muito caro, mas como é frete expresso por vezes os livros comprados com eles chegam mais rápido que os comprados aqui. É um ponto positivo.
      Comprei muito pouco este ano para tentar organizar, ou melhor reduzir, a pilha de livros por ler que tenho aqui, então me dei ao luxo de comprar livros com preços indecentes.
      Mas, obrigada já vou olhar o blog que indicou.

      Excluir
    2. Não crie expectativas muito elevadas acerca de O homem que plantava árvores, é um livro extremamente simples, mas que tem uma mensagem muito boa.
      Eu recomendaria ver o livro n'alguma biblioteca, ele faz parte do Plano Nacional de Leitura então não deve ser difícil encontrá-lo.

      Excluir
  2. Marta, atenção que eu não faço ideia de qual o valor dos portes que o Joaquim cobra, contudo acho que pode ser bom ter um termo de comparação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, Márcia. Sempre é bom ter um termo de comparação como disseste.
      Minha próxima aquisição da listinha
      de desejados por conta da Roda será um livro que um título que fala de Quiosque alguma coisa. Fiquei curiosa com ele.

      Excluir