terça-feira, 1 de novembro de 2016

O FALECIDO MATTIA MASCAL

Meu primeiro contato com Pirandello foi através do livro Um nenhum e cem mil, que eu gostei, mas que confesso não lembro de muita coisa.

O falecido Mattia Pascal estava na pilha já fazia algum tempo e alguns desafios e nunca saía de lá. Mas enfim saiu, este foi um daqueles livros pensados em ler naquelas férias em que quase nada foi lido.

A história surpreendeu-me bastante, não esperava algo tão divertido , com direito a algumas gargalhadas. E de um certo modo me fez lembrar alguns dos escritos do Calvino (o Ítalo).

A história de Mattia Pascal me acompanha mesmo depois de fechar o livro. Causa-me certo estranhamento encontrar tão pouco sobre Pirandello e sua obra o que me leva a crer que o autor é pouco lido por aqui. Talvez por ser um autor divertido e por estas plagas para ser considerado "boa literatura" tem que ser sorumbático. Não sabem o que estão perdendo. O que sei é que quando voltar às compras incluirei outros Pirandello na cestinha.

Pirandello recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1934, e então podemos dizer que é um clássico?

Grifos

 "(...) se um rouxinol dá as penas da cauda, pode dizer: "Sobrou-me o dom do canto", mas se um pavão é obrigado a dá-las, o que lhe resta?"
Um pouco mais sobre:
Luigi Pirandello: o filho do Kaos
A narrativa resistente em Luigi Pirandello: uma questão de ética
O casamento por Pirandello



Título: O falecido Mattia Pascal
Autor:  Luigi Pirandello
Editora: Abril
Pág:  314
Leitura:  03/03 a 24/04/2016
Tema: Clássico
Sinopse:  Mattia Pascal é um homem que, em meio à angústia existencial do início do séc. XX, assume uma nova vida. Porém, se depara com a burocracia e as regras das quais tentou escapar no início. Luigi Pirandello abandona a narrativa tradicional e, com humor peculiar, denuncia a miséria das relações humanas.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom encontrá-la por aqui. Obrigada!
      Talvez encontre similaridades entre ele e o As Viúvas de Dom Rufia, de Carlos Campaniço. Foi o que me pareceu quando li a amostra no Kindle.

      Excluir
  2. Li esse livro para a faculdade faz um tempo e já não lembro muita coisa. Concordo com você que ele lembra um pouco o Ítalo Calvino.
    Se você gosta de ler teatro, recomendo o "Seis personagens à procura de um autor", também do Pirandello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo gostar de teatro já que adoro os livros do Suassuna, do Dias Gomes... isso se ficar por aqui, isso sem falar no bom e velho Shakespeare.

      Seis personagens tem na biblioteca, e eu comprei O marido dela da coleção da Folha, aliás o único que comprei.

      Excluir
  3. Excelente livro As Viúvas de Dom Rufia! Adoro o carlos Campaniço!
    Marta, porque gosta tanto de autores portugueses? É comum isso acontecer no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui existe dois extremos de um lado estão os que nada leem (a imensa maioria) e do outro os que leem muito cada um em seu estilo. O que percebo, não sei se é uma avaliação correta, é que por aqui eles gostam do que tem o aval do marketing, então os autores pouco conhecidos não tem muita vez.

      Quanto a mim eu gosto de autores que saibam contar uma boa história, ótimo quando tem estilo, mas é importante saber contar a história. De um modo geral meus preferidos nunca estão entre os mais vendidos.
      Dom Rufia chamou minha atenção porque fiquei com a sensação de que o livro tem um que do Pirandello.

      Acho que falei muito e não consegui explicar porque gosto dos portugueses, acho que não sei. Sei que fazem bem para minha alma seja porque são reconfortantes (como A vida no campo) seja porque tem um que satírico bem sutil como o Mario Zambujal (gostei do que li dele).

      Escrevi demais sou péssima com palavras, meu negócio continua a ser números e planilhas. ;)

      Excluir
  4. Só li um livro do Pirandello, e foi justamente 'Um, nenhum e cem mil'. Já esqueci os detalhes porque a leitura foi há muito tempo, mas lembro que gostei e que achei divertido. O que você comentou é verdade: Pirandello é meio esquecido por estas bandas. Uma pena. Acho que tenho essa edição da Abril aqui em casa. Fiquei curiosa para ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, eu me diverti muito.
      E ao mesmo tempo tem coisas para a gente refletir e se questionar. Gostei bem mais desse do que de Um, nenhum e cem mil, que tão tive muita empatia com os personagens do livro talvez por isso gostasse menos.
      Se você ler depois me conta o que achou.

      Bjs

      Excluir